Os nossos voluntários são os espelho da nossa missão:
- “Esta foi uma das minhas primeiras experiências enquanto voluntária, particularmente com crianças, e foi fantástico perceber como gestos que nos parecem pequenos à primeira vista podem ter um impacto tão grande nos outros e, é claro, nos seus sorrisos. Senti que, de facto, todos podemos fazer a diferença, e que essa diferença que fazemos nos outros ficará também marcada no meu próprio sorriso. Espero poder repetir a experiência em breve!” – SA voluntária atividades CLR Portugal 2019
- “Começando por ponto forte: dedicação / vontade / espírito solidário e simpatia da equipa do projecto. É de salientar que a nossa escola é uma das escola mais carenciadas ao nível do distrito, onde possui grande número de carenciados/necessitados (alunos e alunas) e também onde a vida social é muito precário, ou seja, o nível económico é muito baixo, o que influência muitas vezes em abandono escolar dalguns alunos(as), falta de material escolar, inclusive em aderir um bom uniforme. Com esse projecto, trouxe para nós uma mais valia, e esperamos que estejam disposto em nos ajudar quer seja no embelezamento da escola, como também em nível de materiais” – SC – diretor escola Stª Catarina (missão CLR São Tomé 2019)
- “A organização das atividades é excelente, a resposta aos imprevistos é muito boa, a entrega no terreno é fantástica. Foi muito importante para mim ver e sentir o lado prático, o resultado de um trabalho de tantos meses e dedicação. Obrigada” – SG voluntária CLR (missão CLR São Tomé 2019)
- “Viajar é das melhores experiências da vida, mas viajar para um sítio fantástico como Cabo Verde paea distribuir sorrisos àqueles que mais precisam foi a melhor experiência de sempre. Sendo tão organizada, foi uma luta interior para me ajustar a todos os percalços que aconteceram antes da viagem, mas depois de lá chegar tudo isso ficou para trás das costas e toda a imensa felicidade dos abraços suados e dos apertos de mãos sujas de terra tomaram conta de mim e valeu cada esforço e cada momento. Acordámos cedo, deitamo-nos tarde, doeram as costas, os pés e as pernas, não havia internet e havia pimentos e cebolas em todas as refeições. Mas o que importa isso quando o sentimento de ajuda e o carinho é tão grande? Criámos laços com pessoas que nos vão marcar a vida, rimos como loucos de coisas que só nós entendemos, criámos uma família e uma recordação para a vida. Fizémos a diferença na vida de tantas pessoas e elas na nossa. Obrigada pela oportunidade e até já Cabo verde! Ah sim, porque vamos voltar 😊 “ – RT voluntária CLR (missão CLR Cabo Verde 2018)
- “Com esta missão do CLR em Cabo Verde percebe-se que um pequeno gesto para algumas pessoas pode gerar um grande sorriso noutras pessoas, transformando-se em momentos incríveis, e que naturalmente contribuem para dar o melhor que cada um de nós tem.” – NP voluntário CLR (missão CLR Cabo Verde 2016)
- “A missão em Cabo Verde foi fantástica do ponto de vista humano, solidário e de enriquecimento cultural e pessoal. Em particular aprender e apreender conhecimentos de uma terra tão distante da realidade que conhecemos onde faltam muitas coisas, para as quais o contributo do CLR é essencial, mas onde existem muitas outras que por vezes esquecemos como a amizade, solidariedade para com os outros e o prazer da natureza. Recomendo vivamente todos a envolverem-se numa próxima missão do CLR para ajudarem a semear sorrisos um pouco por todo o globo.” – DG voluntário CLR (missão CLR Cabo Verde 2016)
- “De facto deu bem para perceber o significado daquela frase muito conhecida, que é dando que se recebe. Sinto-me muito afortunada e agradecida por ter podido fazer parte desta experiência.Regressei de coração cheio e com o meu mapa mundo maior, não porque tenho mais um visto no passaporte, mas porque agora aqueles pontinhos no meio do Atlântico e as pessoas dentro deles também fazem parte da minha vida, e as notícias sobre eles têm um interesse que só existe em relação aos lugares onde temos família ou amigos.” – LE voluntária CLR (missão CLR Cabo Verde 2016)